História

Reed Exhibitions Alcantara Machado: uma marca para promover a sua marca

Fazer eventos é celebrar. Comemorar um momento, o início de um caminho, reviver os desafios e as histórias de sucesso. Nós acreditamos nisso, e toda a nossa trajetória está marcada por essas práticas, seja na inovação ao criar um evento, seja na parceria ao apostar na continuidade de projetos de sucesso.

E foi a partir de uma grande parceria que nasceu a Reed Exhibitions Alcantara Machado, em 2007. A empresa foi resultado da joint venture entre a maior promotora de feiras do mundo – a Reed Exhibitions – e a maior da América Latina – a Alcantara Machado, marca que trouxe para o Brasil o mercado de feiras de negócios.

Com essa união, a economia brasileira ganha uma ampla vitrine para mostrar seu potencial. As feiras de negócios organizadas pelo grupo Reed Exhibitions Alcantara Machado passam a ser internacionais, trazendo compradores e expositores de vários países para negociar diretamente com o mercado nacional. São mais de 40 setores atendidos pelas feiras, como o automotivo, industrial, agrícola, oil & gas, elétrico, construção civil, segurança eletrônica, tecnologia, logística, turismo e hotelaria, entre outros.

Nossos números no Brasil

  • 270 funcionários
  • 3 escritórios (São Paulo, Recife e Ribeirão Preto)
  • 40 eventos
  • 27 setores da economia
  • 334 dias de eventos, entre montagem, realização e desmontagem
  • 7.115 marcas estiveram presentes em nossas feiras em 2014
  • 1.231.115 compradores visitaram os eventos no ano de 2014
  • 9. 031 jornalistas fizeram a cobertura dos eventos no ano de 2014
  • 1.500.000 de fãs no Facebook dos eventos

Um pouco da história

Estar em um dos eventos da Reed Exhibitions Alcantara Machado é agregar a sua marca ao valor da tradição. A história da Alcantara Machado teve início em 1956, durante o governo do Presidente Juscelino Kubitschek, logo após a instalação da primeira indústria automotiva no Estado de São Paulo.

Em 1958, foi realizada a primeira feira da Alcantara Machado, a FENIT - Feira Nacional da Indústria Têxtil. No ano seguinte foi lançada a Mecânica - Feira Nacional de Máquinas e Equipamentos, evento que obteve enorme repercussão e um grande número de visitantes, sendo até hoje, o mais importante evento do setor industrial do Brasil. Hoje denominada Feira Internacional da Mecânica, a feira chega a sua 31ª edição em 2016 e é realizada a cada dois anos.

Em 1960, a Alcantara Machado consolida a sua atuação no mercado brasileiro de feiras com o lançamento dos eventos "Salão do Automóvel" e "UD - Feira de Utilidades Domésticas". Nos anos seguintes, estimulada pelo enorme apoio das entidades empresariais das indústrias expositoras e pelo número crescente de visitantes, a Alcantara Machado continuou ampliando seu calendário de eventos.

É importante destacar que a Alcantara Machado Feiras, na pessoa do seu Presidente Dr. Caio de Alcantara Machado, foi a grande criadora e impulsionadora do Parque Anhembi. Nas últimas quatro décadas, a Alcantara Machado transformou-se na grande escola de formação de profissionais do mercado de eventos. Tal representatividade foi reconhecida pela Assembleia Legislativa do Estado, que escolheu o dia 30 de abril, data de aniversário de Caio de Alcantara Machado, para ser celebrado oficialmente o Dia do Profissional de eventos em São Paulo.